Mística e Construção !

MÍSTICA E CONSTRUÇÃO

Este projeto tem como finalidade capacitar lideranças e grupos para acompanhar com subsídios, planejamento e assessoria; fortalecer as coordenações paroquiais, diocesanas e regionais; incentivar a continuidade e a criação de escolas de bíblia, liturgia e de retiros; ter o Ofício Divino da Juventude como instrumento de trabalho nas dioceses e grupos; estabelecer parceria com as pastorais: Catequética, Familiar e Vocacional para um trabalho mais integrado. Há, por parte dos jovens, grande interesse para as questões relacionadas à bíblia, à liturgia, à oração, ao Ofício Divino da Juventude e das Comunidades, e ao Método de Leitura Orante e, também, muita procura das atividades oferecidas pelos regionais e pela Rede Brasileira dos Centros e Institutos de Juventude.
Através do Projeto Mística da Construção lançamos um olhar sobre a quantidade de jovens que buscam algo para participar. Em especial aos/às jovens da crisma e àqueles/as que manifestam o desejo de aprofundar a vivência de sua fé. A produção de subsídios que possibilitem aos/as jovens e a assessoria a vivência de processos em quaisquer grupos que se encontrarem: crisma, Pastoral da Juventude e outros. Que a juventude seja missionária de outros jovens através da aproximação, do encontro com outros jovens e com a realidade que permita ver o diferente e o leve a uma mudança de vida e transformação das situações de injustiça como lugar da vida comunitária.

É tarefa de todos/as a oferta de espaços de formação da juventude para provocar a criação de novos grupos de jovens a partir da arte, da cultura, do esporte, de projetos concretos de ação solidária. Isso será possível com um mutirão de novos meios de fazer a convocação, integrando as atividades de massa para despertar para a vida em grupo.