O que é PJ ?

Pastoral da Juventude do Brasil é ação organizada dos jovens que são Igreja junto com seus pastores e com toda comunidade para aprofundar a vivência de sua fé e evangelizar outros jovens com opção evangélica preferencial e consciente pelos jovens das classes populares e pelos jovens marginalizados, em vista da construção de um mundo mais fraterno e justo, a fim de que se transformem em novos homens e novas mulheres, sendo pois agentes da construção da nova sociedade, guiados pelos critérios evangélicos.

É ação global, coordenada e oficial da Igreja no meio da juventude, animada pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e em profunda sintonia com os objetivos, as prioridades e as orientações das nossas Dioceses.

A PJ (Pastoral da Juventude) é a organização dos grupos de jovens das paróquias e CEBs dentro de uma pastoral que tem suas próprias coordenações, processo de formação e acompanhamento sistemático. Em alguns lugares utilizam-se outras siglas como PJG (Geral) ou simplesmente PJ. Hoje há clareza sobre alguns pontos importantes:

A PJ prioriza o acompanhamento de iniciantes mas também trabalha com militantes. A PJ tem valor em si e não apenas como etapa e preparação de militantes para as pastorais específicas. A maior parte dos coordenadores da PJ são militantes. Alguns destes conseguem trabalhar numa pastoral com maioria de iniciantes. Estes têm um dom para este trabalho enquanto outros se afastam por não encontrarem mais ambiente para discutir seus desafios específicos. Daí a necessidade de uma pastoral de militantes ou pelo menos espaços específicos para os militantes.

O processo de iniciação não deve ser identificado apenas com a PJ. As pastorais específicas não são necessariamente pastorais de militantes, como se pensava no passado. Elas também precisam trabalhar seu processo de iniciação.

Por causa da sua força (a maior parte dos 30 mil grupos em todo o país) a PJ é uma importante aliada para a articulação das pastorais específicas, sobretudo em áreas onde estas não têm grupos ou contatos. Essa aliança é possível no momento em que o projeto da PJ apresentado é de complementaridade entre as várias PJs e não de competição.
 
Fonte:www.pj.org.br

História da Pastoral da Juventude

A Pastoral da Juventude é herdeira de uma história que vem sendo construída em nosso país desde 1930 com a chamada Ação Católica. Por volta de 1920, o Papa Pio XI preocupado com a missão da Igreja diante dos desafios e das grandes mudanças na realidade mundial (processo de urbanização e industrialização), estimulou a chamada Ação Católica que era o espaço de participação dos leigos católicos no apostolado hierárquico da Igreja, para o difusão e a atuação dos princípios católicos na vida pessoal, familiar e social.

A Ação Católica no Brasil foi marcada por dois momentos distintos. O primeiro, com a chamada Ação Católica Geral (de 1932 a 1950), e o segundo momento, a Ação Católica Especializada (de 1950 a 1960). Com a Ação Católica Especializada e os seus grupos JAC (Juventude Agrária Católica), JUC (Juventude Universitária Católica), JEC (Juventude Estudantil Católica) e JOC (Juventude Operária Católica) percebemos o início de um novo modelo de evangelização para os jovens. A Pastoral de Juventude herdou muita coisa deste período, como o método Ver-Julgar-Agir; uma prática transformadora a partir da realidade; a descoberta da dimensão política da fé; o protagonismo dos jovens e a presença do Deus Libertador nas lutas do povo.

Mas o surgimento de uma Pastoral Juventude Orgânica e transformadora como conhecemos hoje foi sendo gestado na década de 70 por iniciativa da própria CNBB e iluminado por um novo modelo de Igreja Latino-americana que vinha sendo construído através das conclusões e encaminhamentos das Conferências dos Bispos da América Latina ocorridas em Medelin (1968) e Puebla (1979). Foram nascendo e se organizando as pastorais de juventude: PJ - Pastoral da Juventude, organiza-se a partir dos grupos nas comunidades; PJE - Pastoral da Juventude Estudantil, organiza-se a partir dos grupos nas escolas; PJMP - Pastoral da Juventude do Meio Popular, organiza-se a partir dos grupos do meio popular, tendo como referência a classe social; e PJR - Pastoral da Juventude Rural, organiza-se a partir dos grupos de jovens na zona rural.

Essas pastorais assumem a espiritualidade que une a fé e a vida, a eclesiologia de comunhão e participação, valoriza a história e a caminhada feita, assume uma metodologia que parte da realidade, que reflete, estuda, planeja ações, celebra a caminhada, avalia sempre sua prática, assume os diferentes ambientes onde vivem os jovens.

Em 1983, a CNBB criou o Setor de Juventude, com o objetivo de assumir mais concretamente as orientações da Igreja na América Latina. Assumiu a Pastoral Orgânica da Juventude, tendo o jovem como protagonista de sua ação evangelizadora, visando favorecer a articulação dos jovens a partir dos ambientes onde vivem. Não é uma ação planejada para jovens e, sim, a partir deles (as) “jovens evangelizando jovens” com acompanhamento de assessores.No Ano Internacional da Juventude (1985), criou-se o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Desde então, o DNJ é celebrado todos os anos, reunindo milhares de jovens em todo o país.

Em 1989, a coordenação nacional da Pastoral da Juventude do Brasil, decidiu criar uma Secretaria Nacional, com um (a) jovem eleito em Assembléia. Organiza, também, o jornal "Juventude" destinado aos grupos de jovens. A grande força da Pastoral da Juventude se dá no Brasil em 1992, marcada pelo tema da Campanha da Fraternidade com o tema: Fraternidade e Juventude, e com o Lema: Juventude Caminho Aberto.

De lá para cá, graças à Deus, houve grandes avanços e continuamos caminhando com passos bem avançados. A história recente da PJ (1991-1997) foi gestada, com toda a dor e a esperança que é particular de um parto, a ousadia em refletir sobre si mesma, nos fez crescer passo a passo como uma criança que deseja viver as suas etapas em toda a sua plenitude.

'A Pastoral da Juventude é utopia e realidade, desafio e tarefa. Já está aí, mas nunca está pronta e acabada. Sua especialidade é estar sempre em construção, dinâmica e criativa, como a própria Juventude'.

A Pastoral da Juventude do Brasil mantém uma estrutura que parte dos grupos de jovens articulados em coordenações nos diversos níveis e ambientes. Ela assume também a assessoria como um ministério de acompanhamento e formação dos jovens e de sua pastoral e, também, a busca do diálogo com as Congregações e Movimentos eclesiais que trabalham com jovens.'Só uma Juventude organizada, será uma juventude forte'. (PUEBLA, 1185/1188).

Metodologia e ação

A sua metodologia baseia-se no método Ver-Julgar-Agir-Rever-Celebrar e sua ação é voltada para que o jovem em seu ambiente ou localidade torne-se um cidadão pleno através do Processo de Formação Integral, que visa desenvolver todas as dimensões da vida.Formação integral é uma formação que atende:•A dimensão afetiva, ajudando a pessoa; •A dimensão social, integrando a pessoa no grupo e na comunidade; •A dimensão espiritual, ajudando a crescer na fé; •A dimensão política, desenvolvendo o senso crítico e ajudando a tornar-se sujeito transformador da história; •A dimensão técnica, capacitando para a liderança, planejamento e organização participativos.

Esse processo acontece desde quando entra em um grupo de jovens até tornar-se um militante na própria Pastoral da Juventude ou em outros Movimentos Sociais.

A PJ tem opção preferencial pelos jovens pobres e desenvolve projetos que visam a melhoria das condições de vida a partir do ambiente em que vivem. Esses projetos acontecem através de ações buscam o fortalecimento da Cidadania dos próprios jovens.

Hoje a PJ está organizada em todo o Brasil e segundo pesquisa realizada entre 2005 e início de 2006 pela Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude e do Setor Juventude da CNBB, possui em torno de 50.000 (cinqüenta mil) grupos de jovens.

Eventos

Apesar da Pastoral da Juventude ter nos seus encontros dos grupos de base o seu momento de maior importância, ao longo dos mais de 30 anos de existência ela criou momentos especiais anuais que acabaram entrando no calendário oficial da Igreja Católica no Brasil:

Dia Nacional da Juventude

Uma atividade com mais de dez anos de existência, organizada anualmente, na maioria das vezes por Coordenações Diocesanas da PJ.

Realizado sempre que possível no último final de semana do mês de outubro de cada ano - em anos de eleições essa data pode ser alterada devido a existência de.

O Dia Nacional da Juventude, conhecido também como DNJ, é um importante momento para reflexão de temas que são propostos à nivel nacional, convidando toda a juventude da igreja à discutir políticas públicas envolvendo tal tema, e celebrando com atos e festas o seu trabalho. O DNJ possui um tema e um lema, sendo que é desenvolvido pela Coordenação Nacional materiais de apoio que servem para reflexão dos grupos de base num período anterior ao DNJ, como subsídios (livrinhos contendo propostas de encontros baseados no tema) e cartazes.

Semana da Cidadania

Atividade realizada entre os dias 14 e 21 de Abril todos os anos, que discute políticas públicas sobre um determinado tema (por exemplo: em 2007 foi trabalho o tema Meio Ambiente, em 2006 a Redução da Maioridade Penal) com base em materiais desevolvidos pela Pastoral da Juventude e outros Institutos de Juventude, como subsídios e cartezes, convidando os jovens membros dos grupos de base à abrirem a discussão à toda a comunidade.

Semana do Estudante

Atividade que leva os jovens da Pastoral da Juventude com suas idéias para dentro das escolas para discussão de políticas públicas.

A Semana do Estudante, sempre realizada no mês de Agosto, é muito trabalhada pelo PJE (Pastoral da Juventude Estudantil), não sendo muito difundida na PJ mais comum dos grupos de base nas comunidades eclesiais de base. Assim como outras atividades nacionais, a Semana do Estudante tem como material de apoio subsídios e cartazes elaborados pela Coordenação Nacional e outros Institutos de Juventude, como o Anchietanum e a CAJU.

Semana da Juventude

Existe os encontros regionais, nacionais e os paróquias. Na diocese de São Miguel Paulista existe encontro chamado Semana da Juventude que conta com grupos do setor de Ermelino Matarazzo, onde formulam teatro e pregações de temas específicos, esse evento acontece 1 ou 2 vezes ao ano (janeiro e julho / ou somente em julho).

O QUE É PASTORAL DA JUVENTUDE?

A Igreja como instrumento que ajuda na concretização do Reino tem sua maneira própria de evangelizar, levando o Cristão a participar dentro de todas as realidades que nos envolvem, organizando-se em grupos específicos, que são as PASTORAIS. PASTORAL é toda a ação que muda o modo de pensar, de ver e agir buscando na caminhada a concretização do PLANO DE DEUS que é o seu Reino de justiça, liberdade para todos. "Fazer" Pastoral é fazer o que Jesus fez. É continuar sua missão. Pastoral é serviço, ação, trabalho de quem segue Jesus (Ezequiel 34).

Se diz Pastoral "DA" Juventude e não "DE" Juventude. Se fosse de Juventude, seriam os outros: padres, religiosos(as), adultos e leigos, trabalhando para os jovens. Ou seja, não seríamos sujeitos de nossa história. Mas sendo Pastoral da Juventude significa dizer que o compromisso primeiro de fazer o que Jesus fez no meio da juventude, é do jovem. "É o jovem evangelizando o próprio jovem!" PASTORAL DA JUVENTUDE é tempo de descoberta pessoal, grupal e da sociedade. O jovem começa a ouvir, ver e sentir toda a realidade que o envolve que faz parte dele. Sente, então, o apelo de Deus e tenta dar uma resposta, percebe que o grupo de jovens tem de avançar. Já não se pode ficar só na reflexão e oração. É necessário partir para a AÇÃO. Estamos atendendo o chamado de Deus!!!

QUEM É DA PASTORAL DA JUVENTUDE?

Muitas vezes imaginamos que todos aqueles que fazem parte de um grupo de jovens são Pastoral da Juventude. Esse é um grave engano. Para ser pastoral da Juventude é necessário mais do que isso, devemos estar em sintonia com o que aconteceu na Igreja e ficar atento aos avanços sociais, tecnológicos e religiosos. Acima de tudo é estar em sintonia com as carências da sociedade, com uma ação planejada a partir das propostas da PJB.

Enfim, PJ são todos os grupos de jovens, assessores e coordenadores que procuram caminhar e crescer como Igreja e que se comprometem com a libertação integral do ser humano e da sociedade, afim de vislumbrar o Reino de Deus ainda neste mundo.

NOSSO SÍMBOLO

O símbolo da Pastoral da Juventude surgiu de um comcurso nacional realizado entre o final dos anos 80 e início dos anos 90. Foi Criado pelo então jovem Cristiano, do Regional Sul I, hoje já adulto e casado.

O símbolo da PJ representa uma cruz estilizada, como se ela estivesse deitada no chão, servindo de estrada, um caminho, rumo à “Civilização do Amor”, tão citada em nossos documentos e proferida pelo saudoso Papa Paulo VI para os jovens de todo planeta.

A cor vermelha do nosso símbolo é a cor da paixão. Paixão pelo novo, pelo protagonismo juvenil, pela utopia. E quando realmente estamos apaixonados, a gente respeita, a gente cuida, a gente ama. Enfim, amar nos leva a “Civilização do Amor”.

Mas afinal, o que é essa “Civilização do Amor”? A “Civilização do Amor” nada mais é que a concretização do reino de Deus aqui na terra. Nós acreditamos que o Reino de Deus se iniciará aqui quando o homem novo e a mulher nova tomarem consciência que um outro mundo é possível.

NOSSA IDENTIDADE

PASTORAL: A palavra vem de pastor (aquele que orienta o rebanho) é uma atividade da igreja (povo + clero). A Pastoral da juventude é organizada, desenvolvida e executada por jovens.

JUVENTUDE: É o momento de transição entre a adolescência e a idade adulta. Apesar disso ser verdade, a idéia de juventude indica muito mais que um simples momento, é a plenitude dos ideais, é sonhar, criar, acreditar e realizar. Enquanto sonhar e acreditar que pode realizar, será sempre jovem.

Somos jovens das diversas realidades regionais do país, na maioria empobrecidos e a exemplo de Jesus Cristo fazemos a opção pelos pobres e jovens. Nos encontramos em grupos para partilhar e celebrar a vida, as lutas, sofrimentos e cultivar a amizade a partir de uma formação integral e mística própria.

Somos grupos de Jovens motivados pela fé, atuando dentro das comunidades eclesiais, a serviço da organização e animação das comunidades. Atuamos também na sociedade inseridos nos movimentos sociais, com destaque a participação política-partidária, movimentos populares e outras organizações que lutam em defesa da vida e da dignidade humana.

Nos organizamos a partir das coordenações dos grupos, paróquias, diocese e regional, ligados à Igreja do Brasil e da América Latina. Assim construímos e registramos nossa história, criando uma unidade na diversidade.

Diante de uma política desumana da manipulação dos Meios de Comunicação Social e de uma realidade tão adversa ousamos assumir e propor os projetos da Pastoral da Juventude do Brasil, como alternativa na construção da civilização do amor, sendo presença gratuita e qualificada no meio da juventude, atuando também em parceria com outras organizações da sociedade.

Somos PJ organizada no Brasil, com linha definida e metodologia própria, aberta ao novo acolhimento dos anseios da juventude, garantindo o seu protagonismo, evangelizando de forma inculturada na realidade em que vivemos. Somos jovens felizes, apaixonados, ternos e motivados pela fé. Encaramos a vida com potencial criativo muito grande, valorizando as artes (dança, poesia, música...) o lazer, o corpo, o símbolo, as culturas, com ardor, sonhos e amor pela causa do Reino.

O QUE QUEREMOS?

Despertar os jovens para a pessoa e a proposta de Jesus Cristo, desenvolvendo com eles um processo global de formação a partir da fé, para formar líderes capacitados a atuarem na própria Pastoral da Juventude do Brasil, em outros ministérios da Igreja e em seu meio especifico, comprometidos com a libertação integral do homem e da mulher, bem como da sociedade, levando uma vida de construção da Civilização do Amor proclamando:SIM: à vida, ao amor como vocação humana, à solidariedade, à liberdade, à verdade e ao dialogo, à participação, ao esforço permanente pela paz, ao respeito pelas culturas, ao respeito pela natureza, à integração latino-americana;

NÃO: ao individualismo, ao consumismo, à absolutização do prazer à intolerância, à injustiça, à discriminação, à marginalização, à corrupção e à violência.

O PRIMADO: da vida humana sobre qualquer outro valor ou interesse; da pessoa sobre as coisas; da ética, sobre a técnica; do testemunho e da experiência sobre as palavras e as doutrinas; do serviço sobre o poder; de uma economia solidária sobre a produção de riqueza; do trabalho sobre o capital; da identidade cultural brasileira e latino-americana sobre outras influências culturais hegemônicas; da fé e da transcendência sobre toda tentativa de absolutizar o ser humano.

O desafio da PJ é descobrir com os jovens a prática de uma espiritualidade cristã, capaz de mantê-los na esperança e animá-los na luta, ou seja, uma espiritualidade diferente para os jovens. A experiência pessoal de comunhão com Jesus Cristo e a adesão ao seu projeto de vida, devem levar o jovem a comprometer-se com a comunidade.

Convidamos de coração os jovens a vencer os obstáculos que ameaçam seu direito de participação, consciente e responsável, na construção de um mundo melhor. Não lhes desejamos a ausência pecaminosa na mesa da vida nem a triste capitula­ção ante os imperativos do prazer, do indiferentis­mo ou da solidão voluntária e improdutiva. Já pas­sou a hora do protesto, traduzido em formas exó­ticas ou através de exaltações intempestivas. Tendes uma capacidade imensa. Chegou o momento da reflexão e da aceitação plena do desafio de viver, em plenitude. os valores essenciais do autêntico humanismo integral.

NOSSA MISSÃO

Inspirados no documento de Puebla, quando a Igreja fez a opção preferencial pelos (as) jovens, bem como nas orientações para a Pastoral da Juventude do Brasil e da América Latina, podemos definir que a nossa MISSÃO é:

- Organizar a ação pastoral a partir e junto à juventude - “jovem evangelizando jovem”;- Possibilitar e acompanhar os (as) jovens a descobrir, ouvir, seguir e comprometer-se com Jesus Cristo e seu projeto, integrando a sua fé com a vida e fortalecendo uma espiritualidade libertadora; - Fortalecer a Igreja libertadora, a partir da experiência do Cristo Ressuscitado, acolhendo os (as) jovens na comunidade eclesial percebendo-os(as) como sinal da novidade da jovialidade de Deus;- Possibilitar crescimento e o aprofundamento da fé para uma maior comunhão com Deus, com as pessoas e com o universo;- Acompanhar a elaboração do projeto de vida, respeitando as opções vocacionais dos diversos ministérios na perspectiva do Reino de Deus;- Partir da realidade pessoal, social, cultural e histórica e do momento atual, indo ao encontro deles (as) como são, tendo como referência o meio específico em que vivem;- Garantir espaços de vivência em pequenos grupos e/ou comunidades, onde possam partilhar alegrias e tristezas, angústias e esperanças, reflexão e ação, oração e celebração, festa, e tudo o que são e querem ser, o que vivem, o que crêem, o que sentem, o que sonham e ousam projetar;- Reafirmar a opção profética e transformadora pelos(as) jovens e empobrecidos(as), colocando-se a serviço de uma nova sociedade;- Criar espaços de participação da juventude na Igreja e na sociedade, percebendo meios eficazes para o exercício da cidadania e o despertar da militância;- Contribuir para que os(as) jovens se tornem protagonistas da construção da civilização do amor, sinal profético do Reino definitivo e de esperança para a juventude na promoção da vida.

E OS GRUPOS DE JOVENS, ONDEM ENTRAM EM TUDO ISSO?

Não podemos esquecer o mais importante, que é a base da Pastoral da Juventude. Os grupos de jovens das comunidades e das diversas especificidades. Infelizmente ainda existe gente pensando que PJ é a coordenação, ou algo mais distante. Na verdade, os grupos de jovens é que são as bases da PJ, é no grupo e pelo grupo que a PJ acontece. Quando o grupo busca aprofundar e viver a fé, atuar na comunidade, descobrir como transformar a realidade e, junto com os demais grupos, ser evangelizador de outros jovens, já está sendo e fazendo PASTORAL DA JUVENTUDE.