EUCARISTIA, PÃO DA UNIDADE DOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS”, com o lema: “FICA CONOSCO SENHOR” (Lc 24,29). A Procissão sairá da Catedral (Igreja Matriz), às 16h30min e percorrerá várias ruas do Centro, encerrando com uma Missa Campal no cruzamento da Av. Eduardo Ribeiro com a Av. 7 de Setembro. Saiba mais sobre o significado de CORPUS CHRISTI clicando em "mais informações"
As palavras Corpus Christi estão em latim. e significam o Corpo de Cristo. Elas designam uma festa, celebrando a presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo, na hóstia consagrada, com seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade.
Essa festa de Corpus Christi foi instituída, na idade Média, no século XIII, quando se deu o chamado milagre de Bolsena.
Um sacerdote católico tinha muitas tentações sobre a presença de Cristo na sagrada hóstia e no sagrado cálice. Para vencer essa tentação, ele fez muitas penitências, e até foi em peregrinação, a pé, até Roma. De nada lhe adiantou.
Um dia, quando rezava Missa, ao consagrar o vinho no cálice, durante a sua Missa, ele viu o Sangue de Cristo borbulhar no cálice, e extravasar e molhar a toalha do altar. A toalha ficou com a marca do sangue de Cristo até hoje. Ela está na Catedral de Orvieto, na Itália.
O papa de então quis ver a toalha ensangüentada, e quando se certificou do milagre, ordenou a festa de Corpus Christi.
Ele mandou também que o próprio São Tomás de Aquino, que estava, então, naquele local -- Orvieto, na Itália -- que fizesse as orações e hinos comemorativos dessa festa. Foi então que São Tomás compôs os hinos Adoro Te devote e o Pange Lingua, que são os hinos mais belos jamais compostos em homenagem à Eucaristia e à presença real de Cristo na hóstia e no cálice consagrados.
VÍDEO SOBRE A INSTITUIÇÃO DA SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI
PROGRAMAÇÃO CATEDRAL METROPOLITANA DE MANAUS
– Paróquia Nossa Senhora da Conceição –
Programação – 03 / junho / 2010
10h – Celebração Eucarística
15h – Adoração Eucarística
16h30min. – Procissão – Com a participação de Dom Luiz Soares Vieira, arcebispo de Manaus, Dom Mário Pasqualotto, bispo auxiliar e os padres diocesanos e religiosos da Arquidiocese.
Trajeto: Sai da Catedral, entra na Av. 7 de Setembro, segue p/ Av. Joaquim Nabuco, com uma parada em frente ao hospital Beneficente Portuguesa, onde D. Luiz dará a Benção aos doentes, segue e entra na
Rua 10 de Julho, em frente a igreja de São Sebastião a paróquia fará uma saudação ao Santíssimo com o toque do sino. Depois entra na Av. Eduardo Ribeiro até o cruzamento da Av. Sete de Setembro, onde
acontecerá a Celebração Eucarística.
18h30min. – Celebração Eucarística – Missa Campal
Publicação: GJSS