Veja o que aconteceu no 1º Congresso para Juventude...

Cerca de 180 jovens participaram do 1º Congresso da Juventude da Paróquia de São Pedro Apóstolo realizado na Escola Estadual Tiradentes. Veja como foi os 02(dois) dias deste Congresso clicando em “mais informações”.

Cerca de 180 jovens participaram do 1º Congresso voltado para a juventude do Bairro de Petrópolis em Manaus. Vários momentos marcaram o evento, dentre eles as Palestras, oficinas e dinâmicas, que trouxeram momentos de formação, reflexão e integração grupal.


No primeiro dia do Congresso, momentos marcantes se destacaram pelas excelentes reflexões feitas pelos palestrantes. Destacamos o conceito , explicações e reflexão da Psicóloga Janete Silva, “Arquidiocese de Manaus”, que ministrou o tema: Dimensão Humana afetiva da Juventude. Na oportunidade que os jovens tiveram, varias duvidas foram tiradas, textos e apresentação em Power point foram fundamentais para a bonita e rica partilha dos presentes.

Após a palestra da psicóloga arquidiocesana, marcaram o intervalo a banda de música “Expressão de Louvor”, que contagiaram os jovens tocando diversas musicas Cristãs, protagonizando um momento de integração entre os jovens.

Na segunda parte do Congresso, tivemos como Palestrante o Padre Hudson, pároco da Paróquia de São Pedro Apóstolo, psicólogo e professor da UEA (Universidade Estadual do Amazonas). Com o tema: Dimensão bíblica teológica para Juventude, padre Hudson fez uma belíssima e rica palestra, dinamizando e fazendo os jovens participar diretamente do momento. Interagindo com o público, o palestrante se mostrou muito animado com os jovens, perguntou e se deixou perguntar. De fato, os jovens se sentiram a vontade, percebeu-se o interesse e muita vontade de sanar duvidas e aprender pontos bíblicos fundamentais.

Após segunda parte, tivemos a apresentação do Grupo de Dança da Paróquia de São Pedro Apóstolo, que animaram os jovens com suas coreografias. Em seguida, a parte cultural tomou espaço com o grupo de musica “Expressão de Louvor”.

No segundo dia do Congresso, a PJ de São Pedro iniciou o dia com café da manhã para todos os congressistas. Pe. Hudson e Pe. Marquinho abençoaram os alimentos seguida da partilha entre os jovens. No inicio das atividades do dia, Pe. Marquinho palestrou para os jovens o tema: Dimensão sócio-política para juventude. Neste momento vários pontos interessantes foram analisados e discutidos, dentre eles destacou-se a causa dos efeitos globais, a corrupção e a propaganda enganosa por parte de muitos políticos. Ainda analisando a atual situação política, Pe. Marquinho aconselhou os jovens deixando a mensagem de que é necessário votar com responsabilidade e consciência.

Após a palestra do Pe. Marquinho, todos os jovens se dirigiram as oficinas do congresso, onde poderiam escolher temas de seu interesse, tivemos três oficinas: Internet, Drogas e Sexualidade, ministrado pelos palestrantes: Ricardo, Marineuza e Nazinha respectivamente. Diante dessas realidades, os palestrantes interagiram com os jovens dos problemas e cuidados que devemos ter em relação aos assuntos.

Ao término das oficiais todos os jovens se dirigiram a quadra da Escola, houve a apresentação da Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens feita pela assessora arquidiocesana da Pastoral da Juventude de Manaus (Silvia) e pelo coordenador arquidiocesano da Pastoral da Juventude de Manaus (Ricardo), chamando os jovens a fazer parte e dizer “chega de violência e extermínio de jovens”. Em seguida a benção final presidida pelo Pe. Hudson e Pe. Orlando, terminando o congresso com a banda de música “Expressão de Louvor”.

A Pastoral da Juventude da Paróquia de São Pedro Apóstolo agradece todos os congressistas jovens do bairro, a todos os palestrantes e jovens que se esforçaram para o bom andamento e proveitoso Congresso. De acordo com a assessora da Pastoral da Juventude da Paróquia de São Pedro (Patricia), a meta foi alcançada, destacou ainda o excelente nível das palestras e oficnais, que certamente foi frutífero, diz.

Em breve a PJ estará promovendo ainda muitos eventos para os jovens do bairro de Petrópolis, com isso podemos notar a identidade e a força da juventude. É necessário vários momentos de massa e encontros como esse para a melhor relação entre os jovens e o crescimento na maturidade da fé e amizade entre eles, ressalta o agente da PJ Alan.

Por fim, o GJSS, que faz a matéria e divulga as noticiais da juventude, deseja que todos os jovens se sintam membros importantes e protagonizantes de uma cultura de paz na sociedade, que possam ser Sal e Luz para o mundo segundo a palavra de Deus, levando os valores evangélicos e cativando os jovens para Igreja de Cristo.

Acesse o álbum de fotos do Congresso no link “Galeria” do Blog

                                                                                                                              Publicação: GJSS